terça-feira, 18 de março de 2014

Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens 2014



Realizou-se ontem, no IPJ de Braga, a Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens 2014. "Drogas - Evitar e Enfrentar as Dependências" foi o tema escolhido para este ano. Na abertura da sessão estiveram presentes o Presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, o deputado da Assembleia da República, Paulo Sá, o presidente da DGEstE, Aristides Sousa e um representante do Instituto Português do Desporto e da Juventude. A sessão iniciou com algumas perguntas dos jovens deputados ao deputado Paulo Sá. Foram levantadas questões como as praxes académicas, a compra de submarinos, as reformas dos políticos, os cortes na saúde e na educação e o caso Jardim Gonçalves. Os jovens presentes demonstraram que estavam bem a par dos assuntos "quentes" da nossa atualidade política. 

Seguiu-se o debate dos Projetos de Recomendação apresentados por cada escola, projetos estes que coincidiram em questões como a publicidade feita pelos ídolos dos adolescentes, propostas para melhorar a autoestima e o autoconceito, ocupação de tempos livres e mais apoio nos tratamento da toxicodependência. A votação final elegeu o projeto da Escola Cooperativa do Vale S.Cosme. Para o debate na especialidade, formaram-se quatro grupos. O nosso jovem deputado, Ângelo Martins foi escolhido como porta-voz do seu grupo.

A sessão de trabalho chegou ao fim com a eleição do representante de Braga na sessão final na Assembleia da República. Pedro Inocêncio, da Didáxis - Cooperativa de Ensino, foi eleito com 43 votos.


Salientamos a importância deste tipo de projetos na formação dos nossos jovens. Envolvê-los, fazer com que a sua voz seja ouvida, contribui para que trabalhem a autoestima e a assertividade e, quem sabe, ajudará a que, nestas idades "complicadas", não desenvolvam comportamentos que os poderão pôr em risco.

Sem comentários:

Enviar um comentário