quarta-feira, 20 de novembro de 2013

"Eu olho para um quadro..."

                                                               7dasartes.blogspot.com

Em termos objetivos, o quadro "Comedores de Batatas" de Vincent Van Gogh tem como elementos dois homens e três mulheres. Quatro das cinco pessoas que estão no quadro usam chapéus e vestem grandes casacos. As cinco pessoas estão sentadas à volta de uma mesa. A senhora do lado direito serve café ou chá e as restantes pessoas retiram comida de uma travessa que está pousada na mesa. Apenas se consegue observar rostos de quatro das cinco pessoas que estão no quadro pois há uma que está de costas. A casa é escura e há apenas uma luz.
Em tremos subjetivos, as pessoas representadas no quadro parecem viver num ambiente pobreza; pelos seus trajes, pela pouca quantidade de comida na mesa, pelo aspeto da casa que parece ser feita de material fraco.. As pessoas parecem tristes, o que pode estar relacionado com a pobreza em que vivem. A tristeza nota-se principalmente no rosto da mulher que está à direita. Num ato de gentileza, o homem que está ao seu lado oferece-lhe algo. O homem e a mulher do lado esquerdo apenas servem o que poderá ser o jantar porque nas janelas apenas se vê escuridão. O relógio marca as oito horas. O jantar poderá ser apenas batatas, pois está explícito no título do quadro.  A pessoa que está de costas, poderá ser uma mulher pois parece estar de vestido.
O quadro é antigo, não só pelo ano em que foi pintado (1885), mas também pelo candeeiro a petróleo que ilumina a casa. Em alguns sítios, as paredes parecem mais claras e em outras mais escuras. No entanto, penso que seja apenas o efeito da luz.
Sara Rafaela da Silva
9ºC


Sem comentários:

Enviar um comentário