terça-feira, 12 de novembro de 2013

Dia de S. Martinho

O S. Martinho foi festejado na maioria das escolas do Agrupamento com dramatizações, jogos tradicionais, recolha de tradições, castanhas, sol quentinho e alegria quanto baste.


Adivinha
Alto foi meu nascimento,
fui criada num convento,
e quando me ia rir
tamanho trambolhão dei
que a minha casa não voltei!



Lenda de S. Martinho

A lenda de S.Martinho
Dá-nos uma grande lição
ajudou o pobrezinho
estendendo-lhe a sua mão.

Deu-lhe metade da capa
que o deixava quentinho
mas ele não se importou
e o tempo foi amiguinho.

 As nuvens foram-se embora
P'ra que o sol aparecesse
Neste dia fez calor
Para que ninguém o esquecesse.

E a 11 de novembro
o sol sempre aparece
É o verão de S. Martinho
Que neste dia te aquece.

Rosa Mateus
(recolha da turma 3º E, EB Enxertos)


As castanhas

São castanhas, são castanhas!
Bem assadas e quentinhas
compre uma dúzia, menino,
 São boas e baratinhas.

Com as mãos enregeladas
fui descascando as castanhas
as mãos ficaram quentes
mas todas enfarruscadas.

Para cas fui andando
e ao longe se ouvia
a vendedora gritando: 
- Castanhas quentes e boas!




Sem comentários:

Enviar um comentário