terça-feira, 29 de outubro de 2013

Retalhos da Vida de Carolina Ruão


   Carolina Ruão tem 90 anos, é mãe de sete filhos e é escritora. Esteve connosco ontem na biblioteca. Começou a escrever muito nova e não é que, aos 10 anos, lhe pediram para escrever uma carta de amor para alguém que estava na guerra do ultramar. "Enfiei os pés nos sapatos da pessoa que queria mandar a carta e escrevi!"
Sempre que podia, Carolina ia "escrevinhando" em papéis soltos; papéis que foi guardando numa gaveta, como se de retalhos se tratassem. Um dia, há bem pouco tempo, esses retalhos "saltaram da gaveta" e transformaram-se em livros. Diz a Carolina:
É ao lançar os olhos a tudo o que me vem à mão, com conteúdo literário, que me quedo a magicar nos meus próprios sonhos e, por vezes, lanço ao papel o que acorda no meu espírito...
  Foi um prazer ter Carolina Ruão connosco. Levou-me a viajar. Lembrou-me, com saudade, as longas conversas que eu tinha com as minhas avós, das histórias únicas que tinham para contar. 
    A idade traz sempre sabedoria, mais sensibilidade e maior desprendimento daquilo que é menos importante. Tenho a certeza que aquele grupo de adolescente que ontem conheceu a Carolina Ruão, saiu da nossa biblioteca mais rico do que quando entrou. Obrigada Carolina!

Sem comentários:

Enviar um comentário