quarta-feira, 12 de junho de 2013

Livros da nossa biblioteca

                                                                                                www.edi-colibri.pt
   "A vida de Marie Sktodowska Curie é fascinante, entre a generosidade e a tragédia. Nela encontramos todos os ingredientes de respeito, de iluminação, de atraimento.
Esta mulher extraordinária foi mãe, esposa, amante, venceu preconceitos, enfrentou tempestades, transcendeu as convenções...
Foi cientista. Num corpo minado pela doença que a radioactividade enfraquecia mais e mais, sob um trjar em negro que lhe escondia as formas do corpo, por debaixo de uma lividez sem sorriso, sempre se alojou uma força anímica incontrolável - Actuarei de acordo com as minhas convicções...
Mas por detrás da face pública, a mulher idealista que tinha medo de enfrentar multidões tem facetas ocultas e ocultadas.
saberemos nós que o nome de Marie nem nomeado fora para o primeiro Prémio Nobel, e que apenas uma inconfidência e uma imprevista fenda nas regras do Comité Nobel abriram tal possibilidade? E teria sido o segundo Prémio Nobel atribuído em virtude de uma investigação suficientemente inovadora que o fundamentasse?
Não terá esta mulher, que tantos estudos empreendeu sobre a radioactividade, mal interpretado ou mesmo menosprezado os perigos da sua utilização?..."
Marie Sktodowska Curie - Imagens de Outra Face
Raquel Gonçalves-Maia 

Sem comentários:

Enviar um comentário