sexta-feira, 14 de junho de 2013

Esta é a nossa escola...


   Último dia de aulas!!! Mmmm...não é bem assim. O último dia foi ontem. Hoje é dia da nossa Festa de Final de Ano letivo 2012/2013. Uma festa que nos irá mostrar um pouco daquilo que aqui se foi fazendo ao longo deste ano. Mas antes de irmos para a festa, vou-vos falar um pouco deste ano letivo que acabou, mas também, da Escola Básica Caldas de Vizela.
   Foi um pouco complicado o início do ano. Passamos a mega-agrupamento. Foi preciso fazer muitos reajustes e muitas das vezes meio "em cima do arame". Mas tudo foi fluindo de modo natural. 
   E mais uma vez iniciamos o ano letivo, com a promessa de que as obras da escola nova iam começar. Mas já sabemos como são essas promessas... Se o começo das obras dependesse da vontade dos professores, funcionários e alunos já a tinhamos. Mas como não dependem... Habituamo-nos a ir adiando as expectativas. O material que já tinha sido arrumado para ser mudado para os contentores, lá teve que voltar a sair dos caixotes e ir de novo para as velhas salas de aula. Mas na 4ª feira, tivemos a confirmação OFICIAL do início das obras e, desta vez, é a valer! Vamos mesmo ter uma escola nova. E bem merecemos! Nem sempre é fácil gerir o trabalho numa escola que já tem muitos anos. Isto porque, as condições físicas já um pouco deterioradas, nem sempre ajudam. Mas vai-se gerindo, vai-se cá estando e vamo-nos adaptando. De tal forma que, este ano, e porque a sua escola entrou em obras, acolhemos os pequenitos da Escola Básica dos Enxertos durante todo o ano letivo. Para que isso fosse possível, foi necessário fazer umas obras e, o espaço que dantes era a Sala dos Alunos, foi transformado em várias salinhas para os nossos convidados. Foi uma alegria tê-los cá! E a biblioteca da escola passou a funcionar, um pouco, como a sala dos alunos. Às vezes tornava-se um bocado confusa, a nossa biblioteca. Sobretudo em dias de chuva. Àquelas regras que habitualmente há que respeitar (não fazer barulho, não correr...), tivemos que fechar um pouco os olhos. Mas tudo correu sem grandes percalços. Afinal, nós os seres humanos, temos uma grande capacidade de adaptação. E por falar em seres humanos... Grande parte dos professores que aqui lecionam não vive em Vizela. Vivem em Braga, Guimarães, Póvoa do Varzim, Póvoa do Lanhoso, Vila das Aves, Porto... E todos os dias fazem alguns quilómetros para virem trabalhar. Mas, mesmo assim, quando chega a altura dos concursos, escolhem não concorrer e ficar por aqui...
   Conhecem os nossos clubes? Temos alguns... O Clube da História, o Clube do Ténis de Mesa, o Clube das Atividades Culturais, Rítmicas e Expressivas, o Clube das Artes... Mas sendo atividades não-letivas, não podem ser incorporadas no horário do aluno. Assim, é usual termos cá gente, professores, a trabalhar à 4ª feira à tarde (sempre que não há reuniões), com os alunos inscritos nos diversos clubes. E desses momentos nascem os saraus, os torneios e as exposições.
   Também somos uma Eco-Escola. Temos bandeira e tudo! E, este ano, concorremos novamente ao Projeto Parlamento dos Jovens. Não chegámos à final mas, os nossos jovens deputados representaram-nos muito bem na Sessão Distrital em Braga.
   Neste preciso momento, enquanto escrevo este texto, decorre na biblioteca uma sessão de esclarecimento acerca do que é ser um "Rotary Kid". Isto porque o 4ºF da Escola Básica dos Enxertos, foi convidado a fazer parte deste grupo. Receberam as visitas com uma canção e cantam que é uma maravilha!
   Daqui, de onde estou sentada a escrever, oiço instrumentos a tocar, gente a cantar e aulas a decorrer. É um dia normal aqui na escola. Um dia de trabalho. Mmmm.... Não é bem um dia normal porque os professores estão em greve e as reuniões de avaliação não se estão a realizar. Mas parece, em tudo, um dia normal.
   Vamos ter uma escola nova. Bem precisamos! Alguns irão partir, mas provavelmente, as pessoas que aqui estão já há alguns anos, vão ser as mesmas. Aprendemos a conhecer-nos e, alguns de nós, fizeram  amizades para a vida. Aprendemos também a conhecer a Direção desta escola e a Direção a conhecer-nos a nós. Cada novo professor que aqui foi chegando, foi acolhido de forma carinhosa. Àqueles que já cá andam há uns anos, já nos conhecem bem. Já "reconhecem" em nós os dias mais difíceis... E, há sempre umas palavras reconfortantes, um abraço amigo ou um olhar cúmplice que diz: "Estás bem?... Se precisares de alguma coisa, estamos aqui".
   É assim a nossa escola. É velhinha (para já!) mas é um privilégio fazer parte dela! E este nosso i-poraqui? vai registando o seu "pulsar" dia após dia.

                                                                 Um dia, aqui na escola...




















Sem comentários:

Enviar um comentário