segunda-feira, 8 de abril de 2013

Um Outro Olhar...


   Todas as manhãs, ao chegar à escola, já é habitual ouvir "Bom dia!" logo ali na portaria. Faça sol ou faça chuva. É habitual também ouvi-lo conversar com os alunos. Já o ouvi a dar-lhes conselhos, já o ouvi a chamar-lhes a atenção para alguma asneira, sempre de forma ponderada e carinhosa.
   É pai da Clara e do Vítor Nuno e avô da Mariana.
   Começou a trabalhar aos 11 anos como pedreiro/moço de recados, num tempo em que ainda não se ouvia falar de trabalho infantil. Até aqui chegar trabalhou ainda numa estamparia e foi ramadeiro. Mas aos 14 anos, entrou para uma empresa têxtil e ái ficou durante 26 anos a trabalhar nos teares.
   José Américo Pinto Machado, o Sr. Machado, está conosco desde o dia 8 de Novembro de 1996, há 16 anos, a receber quem entra na nossa escola.
   Foi durante 8 anos secretário da Junta de Freguesia de Sto. Adrião e sete anos Presidente. Nos tempos livres, gosta de ouvir música, ler, passear e estar com a família. Perguntamos-lhe que música e que livros. "Todo o tipo de música! Os Queen, Bob Dylan, Rod Stewart, Demis Roussos, Beatles, Abba...e gosto de todo o tipo de leitura que me possa engrandecer como pessoa e que me prepare para fazer a minha parte na sociedade".
   Ao fim de semana deixa-se ficar a dormir um bocadinho durante a manhã para em seguida fazer um pouco de exercício de bicicleta e sair para tomar um café e ler o jornal. A tarde de sábado passa-a a brincar com a neta, a ver televisão ou a ler. "Domingo à tarde, reservo-o para passear com a minha esposa."
   O seu sonho? "Ver um mundo melhor!"


  

Sem comentários:

Enviar um comentário