terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Um outro olhar...

                                                                  
Não há dia aqui na escola que não ande alguém a perguntar pelo Sr. Belchior. Ou é porque os fusíveis vão abaixo, ou porque voa uma telha, ou porque um vidro se partiu... Nesta escola velhinha, este senhor que tem jeito para tudo, tem sempre que fazer. Trabalha na nossa escola há 31 anos e, brevemente, vai-se reformar.
Belchior Silva Martins é casado, é pai da Carina e do Marco e avô do Marcos e do Gabriel. Nos seus tempos livres, que diz serem poucos, ajuda as pessoas fazendo "uns biscates aqui e ali". Ao fim de semana é possível encontrá-lo aqui pela escola porque há sempre que fazer. O resto do tempo gosta de aproveitar para estar com a família.
Contou-nos um pouco da sua vida. Foi "a salto" para França para fugir à tropa mas, numa vinda a Portugal, foi apanhado pela PIDE e obrigado a cumprir o serviço militar. Como já exercia a profissão de canalizador ingressou na Engenharia Militar.
 E a política? "Gosto de política mas não estou inserido nela". Mas, com algum brilho nos olhos, falou-nos da sua participação na 1ª tentativa de golpe militar a 16 de Março de 1974. Um golpe que, segundo o Sr. Belchior, "provavelmente abortou por uma falha na comunicação." Felizmente, pouco tempo depois deu-se o 25 de Abril pois a sansão aplicada àqueles que participaram foi ficarem proibidos de ir a casa.
A reforma aproxima-se e perguntamos-lhe se acha que vai ter saudades disto.
"Vou! Claro que vou! Ainda me sinto com força e capacidade para continuar a trabalhar!"
 Conselhos para quem o vier substituir?
"Já tenho dado algumas indicações técnicas. Não é um trabalho fácil e lidar com os miúdos exige...contar até 10 muitas vezes!".
Obrigada Sr. Belchior! Nós também vamos sentir a sua falta.



 
 

3 comentários:

  1. obrigado prof joana.. alem de ser um bom funcionario e o melhor pai do mundo... nao ha alguem que o possa substituir... é claro que terao imensas saudades dele, mas os netos agradecem o tempo que tera somente para eles... o meu obrigado pelo texto realmente é uma pessoa muito especial.... cumprimentos da filha carina

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem que agradecer. Vamos ter saudades do Sr. Belchior mas sabemos que não vai deixr de aparecer aqui de vez em quando. Sabemos também que terá imensas histórias para contar aos netos e muito para lhes ensinar.

      Eliminar