segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Epifenómenos ou Estupidez Viral

                                                                         www.webpronews.com

Professor- "José, vem ao quadro resolver este exercício."

O José levanta-se e com um andar saltitante desloca-se até ao quadro, enquanto os colegas contêm o riso com a mensagem que o andar saltitante lhes transmite, sobretudo porque pensam.que só eles entendem...
Este episódio acaba com uma simples resposta do professor: "José és um estrondo", a que toda a turma respondeu com uma gargalhada de surpresa.

Pois é, para o bem e para o mal, os meios de comunicação social sempre nos influenciaram... mas... Há sempre um MAS! Nos nossos dias, ao contrário da televisão, o Youtube e o Facebook e outros espaços virtuais são nichos de audiência onde aparecem sobretudo os nossos jovens e crianças e onde os adultos ficam muitas vezes "excluídos".
A dúvida do título é a dúvida que me assolou: o vídeo viral responsável pela atitude descrita na sala de aula até é uma crítica mordaz e assaz ao consumo de drogas e postura de uma parte da juventude, mas como é que foi entendida? Mal,mesmo muito mal! Esta é apenas uma cena inócua, mas já assisti a outras que mostram maior perversão da mensagem! 
A classificação "MAIORES DE 18 ANOS" deveria ser obrigatória em muitos vídeos do youtube e afins e digo isto com conhecimento de causa! Se dúvidas tinha, o convívio com a juventude tirou-as: os jovens e crianças não têm os filtros e capacidade para analisar criticamente e limitam-se a imitar comportamentos dos seus pretensos "ídolos" como se tivessem "os miolos fritos".
Os pais e educadores têm mais uma fonte de preocupação: compreender estes epifenómenos de geração, a sua rápida propagação e tentar intervir com a racionalização destas mensagens.
A Internet, tal como outros meios de comunicação de massas, continua a ser sobretudo uma forma de influenciar negativamente a sociedade, mas desta vez afeta gerações de forma diferente e as fontes de "estupidez viral" são tão difusas! Pelo que aos adultos resta estar muito atentos e acompanhar estas incursões digitais pelo "entretenimento alternativo".
Com tanta coisa boa no youtube e tanta aprendizagem possível, tinha logo que nos calhar na rifa um vídeo viral!

Prof. Luís Filipe Barata

Sem comentários:

Enviar um comentário