segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Conversa com João Pedro Mésseder


João Pedro Mésseder, nome literário de José António Gomes, esteve na biblioteca, na sexta feira passada, à conversa com 3 grupos de alunos da EB dos Enxertos e da EB Caldas de Vizela.
O Mês das Bibliotecas Escolares encerra, assim, com um salto ao outro lado dos livros, o lado do escritor, do criador do que se lê.
Embora tenha alguns livros de narrativa publicados, escreve sobretudo poesia.
Para o nosso convidado a poesia são palavras que devemos conhecer, amar, respeitar e pronunciar de forma muito clara e sonora. É uma sábia e misteriosa combinação de palavras que acaba por dizer coisas importantes sobre o mundo, a vida, a morte e as emoções.
Na sua opinião, os escritores de poesia ou de prosa são inevitavelmente leitores porque "quem gosta verdadeiramente de escrever, gosta verdadeiramente de ler".
A receção foi preparada pelas turma dos 3º e 4º anos da EB dos Enxertos e pelas turmas B, C e E do 5º ano da EB Caldas de Vizela, com a colaboração dos respetivos professores titulares de turma e/ou professores de Português.
Estas turmas exploraram previamente algumas das obras do escritor convidado e presentearam-no com pequenas apresentações relacionadas com as mesmas:




A turma F da EB Enxertos desafiou o escritor para um "Bate e volta", um jogo de pergunta/resposta rápida e inteligente.

A mesma turma, que leu a obra "Versos quase matemáticos", escreveu um tema musical com mesmo nome. A música é do professor Ricardo Azevedo. A interpretação é de Beatriz Carvalho. 


Sem comentários:

Enviar um comentário